Experimente fechar os olhos por alguns instantes e pensar no tempo em que você era criança. É bem provável que as suas primeiras lembranças sejam relacionadas a brincadeiras ao ar livre e a momentos lúdicos. Isso acontece porque a diversão é protagonista da infância e traz memórias de amigos, de familiares e dos lugares em que vivemos.
O pediatra Daniel Becker, em sua palestra “Crianças, já para fora”, enfatiza a importância do brincar. Segundo o médico, é por meio de brincadeiras livres que as crianças estabelecem vínculos afetivos e desenvolvem habilidades como intimidade, inteligência, humor e socialização.
Os ganhos não param por aí, já que os pais também aprendem. Os momentos de diversão vivenciados ao lado dos filhos são formas de revisitar a infância, transformando positivamente o olhar para a vida e gerando oportunidades para uma postura mais aberta e flexível.
Brincadeiras ao ar livre são tão fáceis de serem praticadas que só exigem duas coisas: tempo e espaço. E para que você tenha momentos inesquecíveis com os seus filhos, separamos uma lista com 6 brincadeiras divertidas e construtivas. Vamos conferir?
1. Mãe da rua
Essa brincadeira ficará mais animada se você chamar os vizinhos e os amigos dos seus filhos para participar. O primeiro passo é escolher quem será a “mãe da rua”. Para isso, use jogos criativos e democráticos como joquempô; uni-duni-tê; pedra, papel e tesoura; entre outros.
Depois que a mãe for escolhida, os participantes devem se dividir dos dois lados da calçada ou da quadra. Desenhe uma reta com giz, separando o grupo em duas partes. A mãe da rua se posiciona no meio e a brincadeira consiste em trocar de lado sem que a mãe da rua toque na criança.
Se o participante for capturado pela mãe, deve se juntar a ela para pegar os outros participantes. A criança que não for pega será a vencedora. Brincar de mãe da rua estimulará a socialização do seu filho, o desenvolvimento emocional e proporcionará momentos de muita alegria.
2. Pular corda
Prepare-se para perder calorias e aumentar a sua resistência cardiovascular. A brincadeira de pular corda traz ganhos físicos e sociais para as crianças e para os adultos. Também não exige muito espaço e planejamento, já que você só precisará de uma corda, boa disposição e algumas canções para alegrar a brincadeira.
Pular corda fica mais divertido se você variar a intensidade, pular com uma perna só, contar os pulos sem errar e criar uma competição saudável. Assim como em outras atividades, quanto mais a criança praticar, melhor será o desempenho dela. É uma maneira de estimular a confiança dos pequenos.
3. Jogar bola
A bola é unanimidade entre as crianças porque representa um instrumento de alegria. Você já parou para pensar em quantas brincadeiras e jogos são possíveis de praticar com uma simples bola? Futebol, queimada, alerta e batata quente são bons exemplos.
Tem também a brincadeira do bobinho, que é muito fácil e divertida. As crianças fazem um círculo em pé e um participante se posiciona no centro. Os integrantes jogam a bola um para o outro e o “bobinho”, que é o jogador presente no meio da roda, deve tentar agarrar a bola. Quando ele pegar, deixará de ser o bobinho.
Não precisa de muita gente para esse jogo. A partir de três participantes já dá para iniciar a atividade. As brincadeiras com a bola estimulam a agilidade e a flexibilidade das crianças, além de ensiná-los a aceitar as derrotas e a vibrar com as vitórias.
4. Empinar pipa
Para essa brincadeira, você precisará de uma pipa, linha, um espaço aberto e o vento para dar uma forcinha. A atividade fica mais desafiadora se vocês fizerem as suas próprias pipas. Mas se não houver tempo ou habilidade para isso, não se preocupe! Não é difícil encontrar uma pipa pronta para comprar.
Alguns cuidados devem ser tomados com o objetivo de prevenir acidentes: ficar longe da rede elétrica para evitar choques que coloquem a vida em risco; não usar cerol; dar preferência para as pipas sem rabiola etc.
Observe esses detalhes e, então, aproveite. Soltar pipa é uma brincadeira divertida que promove o estreitamento da relação entre pais e filhos.
5. Bolhas de sabão
Ver a criançada correndo atrás das bolhas de sabão é diversão garantida. Pequenas ou grandes, as esferas encantam crianças de diferentes idades.
Dá para comprar as misturas prontas, mas fazer em casa é simples e prático. Você só precisará dos seguintes itens:
- detergente neutro ou sabonete líquido;
- água;
- recipiente plástico para colocar a mistura;
- material plástico para fazer a varinha.
Para cada parte de sabão, adicione quatro partes de água. É muito fácil encontrar uma varinha para comprar, mas pode ter certeza que o seu filho adorará brincar com um modelo feito por vocês.
Para customizar, basta procurar um material dobrável e adequar a varinha ao tamanho das bolhas. Na internet você encontra tutoriais para fazer varinhas de diferentes tamanhos.
6. Pique-esconde
Também chamada de esconde-esconde, é uma brincadeira que agrada crianças do mundo todo. Em primeiro lugar, os participantes devem escolher o local onde todos deverão bater para ficarem livres.
Em seguida, uma criança deve fechar os olhos e contar até certo número. Enquanto isso, os demais jogadores se escondem. Quando terminar de contar, a criança sai em busca dos participantes para pegá-los em seus esconderijos. Aqueles que ficaram escondidos deverão correr e bater no local escolhido para serem salvas.
É claro que existem variações no modo de brincar e nas regras. O importante mesmo é que, além de divertir a garotada, essa brincadeira é uma maneira lúdica de entender regras, desenvolver estratégias e superar desafios.
Ter espaço para brincar com os filhos e desfrutar a infância é um privilégio para ser aproveitado ao máximo. Dedicar um tempo para brincadeiras ao ar livre com as crianças é contribuir para o desenvolvimento da sociabilidade e uma oportunidade de transformar valores para o bem, ajudando-as a crescer e a se tornarem adultos felizes.
E então, o que você achou das nossas dicas? Foram úteis para você? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a muitos conteúdos como este!