Blog


Como saber se um imóvel é bem localizado? Descubra aqui!

27 de novembro de 2018

A procura por um novo local para morar demanda diversos cuidados do interessado, desde a escolha por um imóvel bem localizado até aspectos como segurança, qualidade de vida, possibilidades de valorização da região e outros.

Um imóvel bem localizado, entretanto, é relativo, pois essa qualidade dependerá de quais são os desejos do comprador. Por exemplo, para famílias com filhos na escola, uma boa localização é aquela próxima a esse serviço.

A seguir, destacamos qual a importância da localização na escolha do imóvel e como avaliar esse aspecto, garantindo um investimento mais adequado e mais qualidade de vida. Acompanhe!

Por que a localização do imóvel é importante?

Uma boa localização é influenciada por diversos aspectos que serão destacados mais adiante. Entretanto, antes de uma aquisição, muitas pessoas refletem se o investimento superior na localização é vantajoso.

Pensando nesse questionamento frequente, destacamos a seguir alguns benefícios que são proporcionados ao escolher um imóvel bem localizado:

  • infraestrutura: um diferencial é a infraestrutura local, com acesso a serviços e comércio que facilitam o dia a dia familiar e garantem mais rapidez na resolução de diversas atividades, como ir no banco, fazer compras, ir ao médico, entre outras;

  • segurança: uma boa localização garante mais segurança para a família, evitando assaltos, tornando possível estacionar na rua, entre outras praticidades sem que haja receio;

  • valorização: um imóvel em uma boa localização dificilmente vai desvalorizar, sendo mais possível que valorize com o tempo, o que garante ao comprador o retorno sobre o valor investido;

  • mobilidade: a facilidade de acesso a diferentes vias da cidade e transporte público garante que a família gaste menos tempo e dinheiro com deslocamentos, o que é mais prático e tranquilo para ela.

Essas são apenas algumas das vantagens associadas com a escolha de um imóvel melhor localizado, sendo importante avaliar a estrutura da região antes de fechar o negócio para garantir essas melhores condições.

Imóvel bem localizado: como avaliar?

A compra de um imóvel é um investimento elevado e, portanto, deve ser avaliada a partir de uma série de critérios pragmáticos. Ainda que a decisão também seja afetiva, é importante analisar as reais condições da região para garantir uma boa localização.

A seguir destacamos 6 fatores que devem ser avaliados pelo comprador antes de fechar o negócio. Confira!

Vias de acesso

Uma boa localização para um imóvel residencial é aquela que garante o fácil acesso a partir de diferentes avenidas e para diversas partes da cidade. A mobilidade só será possível se a malha viária for analisada de antemão.

Assim, verifique se o local tem esse fácil acesso às vias e se tem disponibilidade de serviços próximos, permitindo atender as demandas do cotidiano em poucos minutos e poupando tempo.

Qualidade de vida

A qualidade de vida da família é diretamente influenciada pela localização do imóvel. Por exemplo, a residência será próxima do trabalho, da escola, do clube e de outros serviços usados cotidianamente pela família?

Além disso, o bairro também deve preservar áreas verdes, como praças e parques, o que garante o lazer e disponibilidade de atividades diferenciadas.

Disponibilidade de serviços

Um dos aspectos mais importantes ao avaliar a localização de um imóvel refere-se à disponibilidade de serviços na região. Antigamente, para ter acesso aos diversos serviços e comércios, era necessário morar no centro das cidades.

Atualmente, entretanto, é possível morar em microrregiões dentro do centro urbano que tenham grande disponibilidade de serviços no bairro, extinguindo a necessidade de se morar no centro para ter acessibilidade.

Ainda que nem sempre seja possível suprir todas as demandas próximas de casa, um local que atenda a maior parte delas garante que você tenha mais tempo com a família e menos desgaste e custos com transporte.

Segurança e tranquilidade

Antes de adquirir um imóvel é importante fazer várias visitas para verificar a residência, mas também questões essenciais como a segurança e a tranquilidade. O primeiro quesito pode ser verificado conversando com moradores mais antigos do bairro, analisando se há policiamento regular na região e boa iluminação das vias públicas, por exemplo.

Já a tranquilidade deve ser avaliada considerando o barulho do local. O som da rua é muito perceptível dentro do imóvel? O comércio emite muitos ruídos? Existem estabelecimentos que ficam abertos até mais tarde? Essas e outras questões ajudarão a verificar se a região é mesmo adequada para a família.

Custo de vida

Um aspecto pouco considerado na hora de comprar um imóvel, mas que é determinante na satisfação posterior com a região, é o custo de vida. Avalie qual o custo médio dos bens de consumo no comércio próximo e se você está disposto a arcar com eles.

Afinal, um lugar com custo de vida muito elevado e que não permita o acesso a serviços e comércios próximos inevitavelmente deixará de ser cômodo e prático para a família.

Infraestrutura local

A compra de um imóvel não deixa de ser um investimento e, como tal, é desejado que ele se valorize. O benefício de uma boa localidade é que ela não perde valor com o tempo, podendo inclusive valorizar de acordo com os investimentos na região.

Dessa forma, verifique o potencial de crescimento e investimento no local. Além de novos serviços, shoppings, comércios que podem surgir, a modernização do bairro é outro fator que contribui para que ele fique mais valorizado, portanto, analise esses quesitos.

Como encontrar boas oportunidades nas melhores localizações?

Atualmente, a escolha de um imóvel bem localizado é cada vez mais condicionada a bairros e condomínios planejados, pois esses empreendimentos ficam localizados em vazios urbanos, o que possibilita a aquisição de um imóvel em um centro urbano já consolidado.

Os condomínios horizontais, por exemplo, são, normalmente, planejados considerando o quesito de localização, de forma que atendam essa série de critérios para garantir a moradia em uma região mais desenvolvida, valorizada e com equipamentos necessários para proporcionar qualidade de vida.

Além dos benefícios referentes à localização na malha urbana, esses condomínios contam com um planejamento interno, o que garante disponibilidade de diversas facilidades dentro do empreendimento, como parques, praças, quadras, áreas de confraternização, academia, piscina e outras.

Com isso, o investidor garante mais qualidade de vida e mobilidade para a família considerando a localização do imóvel, como também devido às estruturas internas oferecidas, o que também melhora as chances de valorização do imóvel.

A escolha de um imóvel bem localizado proporciona diversas vantagens para o comprador e a família, mas depende de uma avaliação prévia completa sobre a região e pesquisa da incorporadora para garantir uma aquisição mais segura e bem planejada.

Quer saber mais sobre os condomínios horizontais e os benefícios desse investimento? Converse com nossos especialistas agora mesmo!

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião