Ter bichos de estimação traz diversos benefícios para a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores de uma casa, principalmente se nela vivem crianças — afinal, os pets são sinônimo de diversão! Por isso, eles já fazem parte da rotina de muitas famílias.
Os animais podem contribuir muito para tornar um lar mais feliz e harmonioso. No entanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas se realmente vale a pena ter bichos de estimação em casa, já que são necessários alguns cuidados e gastos para mantê-los.
Se você tem interesse no assunto e quer saber qual a importância dos animais no dia a dia, continue acompanhando a leitura!
Quais são os principais benefícios em ter bichos de estimação?
Ter um animal em casa garante uma série de benefícios. Entre eles está a contribuição positiva para o convívio familiar e para o desenvolvimento das crianças. Selecionamos alguns aspectos que ajudarão você a entender porque vale a pena cuidar de um bicho de estimação. Confira:
Mais responsabilidade
Um recurso utilizado por pais é a delegação de tarefas às crianças, já que fazer isso introduz aos poucos o senso de responsabilidade com as atividades do cotidiano e ajuda na preparação delas para a vida adulta.
Nesse sentido, ter um animal é uma excelente oportunidade para ajudar seus filhos a desenvolverem comprometimento. Sabemos que há alguns cuidados básicos que envolvem o bem-estar do cachorro, gato ou qualquer outro bichinho de estimação, como manter a limpeza do local em que ele circula, alimentá-lo, promover brincadeiras, e assim por diante.
De acordo com a idade da criança, é possível que ela realize algumas dessas tarefas que ajudam a zelar pela saúde do animal. A rotina também estimula o vínculo afetivo com o pet, o que contribui para o desenvolvimento emocional.
Redução do estresse
O bicho de estimação colabora para um estilo de vida mais leve e saudável. Isso porque o animal demonstra afeto com seus donos e sempre busca ficar por perto quando todos estão em casa. Esses aspectos contribuem para que você também se sinta especial, o que influencia no bem-estar e no combate ao estresse.
Além disso, levar o bichinho para passear também estimula a prática de atividades físicas, contribuindo para a qualidade de vida de todos.
Melhora no convívio familiar
Ter um animal pode melhorar o relacionamento da família, pois aumenta a proximidade e a união entre os moradores. O bicho de estimação transmite alegria e amor para o lar e isso se reflete na forma como os membros se relacionam. Portanto, quando tem um pet em casa, é possível observar um vínculo mais achegado entre os pais e filhos, por exemplo.
Quais são os cuidados necessários ao ter um pet?
Como explicamos, ter bichos de estimação em casa gera diferentes benefícios, mas é importante lembrar que os donos também precisam estar atentos aos cuidados necessários com esses animais.
De nada adianta ter um pet se ele não recebe tudo o que precisa para o seu bem-estar. Então, selecionamos alguns pontos que devem ser considerados para garantir que o seu animal tenha a saúde e o afeto de que necessitam.
Vacinações
Leve seu pet ao veterinário e certifique-se de que todas as vacinas estão em dia. Dessa forma, você consegue protegê-lo de doenças e problemas futuros, que podem prejudicar a saúde dele e até mesmo causar a morte.
Além disso, existem algumas enfermidades que podem ser transmitidas para os seres humanos, ou seja, as vacinações também são uma maneira de preservar a saúde de sua família.
Banho e tosas
Outro aspecto relevante é a quantidade de banhos e tosas necessárias para o pet, já que isso faz toda a diferença na qualidade de vida do animal. Mantenha uma rotina de manutenção dos pelos para que ele não sofra com o calor ou com parasitas.
O ideal é que o bicho de estimação tome banho uma vez por semana. No entanto, é importante avaliar a necessidade específica de cada um, sempre levando em conta a realidade do pet e a orientação do veterinário.
Alimentação
Todo bicho de estimação deve ter um determinado tipo de alimentação conforme raça, idade e outras características. Então, leve esses pontos em consideração e informe-se sobre a escolha certa para o seu animal.
Lembre-se de que as vasilhas ou potes para água e comida devem estar limpos e conservados para evitar a proliferação de bactérias que geram doenças e outras complicações sérias.
Local
Ter um ambiente adequado é fundamental para o bem-estar dos bichos de estimação. O cão, por exemplo, dependendo da raça, não se adapta aos lugares com pouca área ou muito fechados. Esse é um ponto que influencia diretamente no comportamento do animal e até em sua saúde física.
Por isso, antes de ter um bichinho, tenha certeza de que o local oferecerá tudo o que ele precisa para viver bem.
Como ter um ambiente adequado para um bicho de estimação?
Quando a família decide ter um bicho de estimação, várias dúvidas podem surgir sobre como deve ser o espaço ideal para criar um animal em casa. Nesse sentido, é importante avaliar alguns tópicos que garantem um ambiente que consegue suprir todas as necessidades do pet.
Por exemplo, alguns condomínios são equipados e oferecem uma boa estrutura para que os animais tenham um lugar mais amplo à disposição. Dessa forma, quando os donos estiverem em casa, é possível levá-los para passear em um ambiente verde e arejado.
Como vimos, existem vários benefícios de ter bichos de estimação em sua casa. Eles influenciam diretamente o ambiente familiar e tornam seu lar mais alegre. Por isso, é importante que todos os moradores tenham conhecimento sobre os principais cuidados com os pets e contribuam para o bem-estar do animal.
Lembre-se de que a qualidade de vida do bichinho também depende do ambiente onde ele vive. Assim, leve em consideração o espaço que você tem disponível e onde levará o pet para passear ao ar livre.
Gostou da leitura? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também conheçam os principais benefícios de ter bichos de estimação!