Blog


Como são projetados os bairros americanos que você vê nos filmes?

07 de janeiro de 2019

Viver em bairros bem localizados e nobres, no Brasil, geralmente significa morar em regiões próximas à zona central, altamente urbanizadas, movimentadas e com opções de lazer, entretenimento e trabalho. Mas se você procura tranquilidade, vale a pena considerar morar em bairros inspirados no estilo de vida norte-americano, como condomínios horizontais planejados.

Aqueles bairros americanos arborizados, com casas grandes e tranquilidade, ficam na região dos subúrbios, mas por lá essas áreas são nobres. O termo significa apenas que a região é afastada do centro da cidade. O subúrbio de lá tem as famosas ruas que aparecem em filmes e séries, onde a tranquilidade e o contato com a natureza reinam, o que tem diversas vantagens.

Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de morar em condomínios inspirados nesse estilo de vizinhança e descobrir mais sobre o dia a dia neles. Confira!

Qual é a vantagem de morar em bairros parecidos com os americanos?

Os subúrbios norte-americanos começaram a surgir na década de 50, quando as grandes cidades já haviam crescido muito e a vida por lá era agitada demais para os casais americanos criarem seus filhos. Viver nas regiões centrais das cidades significava viver em locais pequenos, mais sujeitos à poluição e à violência.

Com preços baixos e boas oportunidades de financiamento, as famílias começaram a migrar para áreas mais afastadas, para bairros que eram planejados por grandes construtoras. A preferência dos norte-americanos por esse modelo de moradia foi tão grande que toda a imagem construída sobre as famílias de lá no cinema e na TV envolve o estilo de vida nesses bairros do subúrbio.

Essas características mostradas na ficção não são apenas representações de um suposto estilo de vida americano. Ter uma casa grande, uma grama verde e morar bem realmente faz parte do que é conhecido como “american way of life”, ou estilo de vida americano.

Morar nesses bairros americanos tem diversas vantagens, como a tranquilidade, o contato com a natureza e o tamanho das residências. Ao contrário das regiões centrais, nesses bairros o forte são as casas, que trazem diversas vantagens, como privacidade, contato com o ar livre e área disponível para expansão dos cômodos.

Como as ruas levam apenas às casas, a movimentação é quase exclusivamente de moradores, o que reduz o barulho de trânsito. No lugar de barulho de carros, o som dos passarinhos é o que predomina, graças à natureza local. O sossego também é possível porque, nesses bairros, o comércio fica afastado, em quarteirões próprios, com hipermercados, farmácias, lanchonetes.

Como essas regiões são afastadas do centro, a segurança acaba sendo maior, o que atrai as famílias com crianças e permite que todos aproveitem mais a vida fora de casa. Nesses bairros, é comum ver crianças andando sozinhas.

Outra vantagem de morar em um bairro planejado ou condomínio inspirado nos bairros americanos é que a proximidade entre os vizinhos costuma ser maior. Nos Estados Unidos, nem sempre os vizinhos se conhecem bem, o que é mais forte quando se mora em apartamentos ou nas regiões centrais da cidade. No Brasil, esses modelos de bairros são ótimos para quem gosta de construir relações com a vizinhança.

Condomínios horizontais são também uma boa forma de investimento porque é improvável que a área tenha desvalorização. Como eles estão inseridos em áreas planejadas, vizinhos indesejados, como fábricas, não devem se instalar ali.

Como esse tipo de bairro é planejado e construído?

Se vistos do alto, é fácil chegar à conclusão de que esses bairros americanos foram planejados. Eles são pensados antes mesmo de as obras começarem. Os engenheiros determinam a largura e o comprimento adequado das ruas e calçadas, calculando a melhor forma de evitar engarrafamentos, e o tamanho dos lotes.

Quando um bairro é planejado, o sistema de esgotamento sanitário também é feito para suprir a futura demanda, diminuindo futuros problemas. Tudo é calculado para a quantidade de pessoas que virão a ser moradores.

Além das questões de infraestrutura, bairros planejados têm imóveis construídos a partir de um projeto arquitetônico, que oferece casas amplas e bons terrenos, que é o tipo de característica valorizada por famílias com crianças.

Bairros planejados têm uma influência direta na qualidade de vida dos moradores porque seu projeto urbanístico é focado nisso. As melhores opções têm áreas de lazer e esporte, investimento alto em paisagismo e opções de comércio local.

No caso do Brasil, os modelos de condomínios inspirados nesses bairros americanos têm o diferencial de serem fechados, o que melhora a segurança e aumenta a privacidade. Eles são monitorados por sistemas de segurança e têm portarias.

Como é a vida em bairros com esse estilo?

Nos Estados Unidos, o estilo de vida dos moradores dessas regiões é mais voltado para curtir a casa e a região local. Como as atrações da região central ficam um pouco distantes, as pessoas reúnem-se em grupos locais, clubes e recebem amigos em casa para confraternizações, jantares e churrascos.

Em geral, as crianças estudam perto, mas os pais precisam utilizar carros para ir até o trabalho, que costuma ser nas áreas centrais das cidades.

Como encontrar opções assim no Brasil?

Entre as opções de condomínios no Brasil, aqueles horizontais com casas se destacam pela similaridade com os bairros americanos. Nas regiões em volta de grandes cidades como São Paulo e Goiânia, por exemplo, existem boas opções para quem deseja continuar próximo do centro e quer um pouco de tranquilidade.

Em Goiânia, a Cinq está com dois grandes projetos prestes a serem lançados. O Parqville Pinheiros e o Parqville Jacarandá são focados em oferecer qualidade de vida, contato com a natureza e casas confortáveis. Tudo isso sem deixar de apresentar opções de serviço e de comércio.

Agora você já conhece um pouco sobre o estilo de vida dos bairros americanos e sabe como encontrar essas opções por aqui no Brasil. Esses condomínios são a opção certa para quem busca tranquilidade, gosta de casas espaçosas para receber amigos em casa, quer contato com a natureza e não abre mão da segurança.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida nos bairros americanos? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos com dicas sobre morar bem!

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião