Afinal, vale a pena trocar carro por bicicleta? Veja as vantagens!

A rotina do dia a dia nos deixa acostumados com ações mecânicas que nem percebemos que podem ser mudadas. Uma delas é a locomoção. Já imaginou trocar o seu carro por uma bicicleta?

Essa ideia pode parecer um tanto quanto arrojada ou, até, totalmente nova se você anda de carro próprio há mais de 20 ou 10 anos. Mas sempre chega aquele momento em que pensamos: por que não me dar a chance de tentar algo novo?

Neste post, vamos entender por que devemos pensar sobre esse assunto e as vantagens de andar de bicicleta nas regiões urbanas! Acompanhe!

As dificuldades da mobilidade nas cidades

Na vida, é possível passar a maior parte do dia tentando chegar ao trabalho, até nossa casa, a uma loja, até a escola para buscar os filhos. E, depois de todo esse trajeto, ainda é preciso encontrar um local para estacionar. De acordo com pesquisa da Veja, no bairro de Perdizes, uns dos mais movimentados de São Paulo, apenas 37% da das pessoas encontram vagas em estacionamentos rotativos.

Agora, se só na sua cidade já há carros para parar um trânsito por mais de 5 a 10 km, imagine no Brasil inteiro. Desde 2017, existe um total de 43 milhões de carros e caminhões circulando pelo país todo o dia. É muito, não é mesmo?

Somando a quantidade com as emissões de CO2 na atmosfera, não é difícil concluir por que uma cidade como São Paulo está coberta por uma camada de fumaça.

Mas, como mostra o levantamento realizado pelo Sindipeças, a quantidade de carros em circulação nas ruas aumenta em torno de 1% todos os anos. Porém, pesquisa realizada pelo Greenpeace, em 2016, afirma que 75% dos brasileiros preferem que exista menos espaço para carros nas ruas e mais alternativas de transporte, como a bicicleta.

Motivos para fazer essa troca são vários, sendo alguns deles a perda de tempo e o stress causado pelo trânsito, que resultam em falta de qualidade de vida. Quanto mais o tempo passa, mais a locomoção nos centros urbanos se dificulta.

As vantagens de trocar carro por bicicleta

Viver de uma maneira segura e inteligente é uma forma de sustentabilidade e de inovar no dia a dia. Vejamos, a seguir, as verdadeiras vantagens de trocar carro por bicicleta.

Contribui para a preservação do meio ambiente

Com certeza, um dos grandes motivos por trás da adoção das bicicletas na rotina é a manutenção da qualidade do ar que nós respiramos. Nos últimos dois anos, foi comprovado pelo Cebrap que o uso da bicicleta reduz em 10% a emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo, assim, para um país mais verde e um mundo sustentável.

Outra questão é a produção e manutenção da bicicleta, que não utiliza combustíveis pesados ou métodos que prejudiquem o meio ambiente. Por isso, optar por esse meio de transporte contribuir para um meio de vida sustentável, que busca evitar danos à sociedade e, também, à natureza a nossa volta.

É uma prática diária de atividade física

De todas as vantagens para a prática de exercícios físicos, a bicicleta permite viver de forma mais saudável e bem-humorada. Praticar exercícios aeróbicos aumenta a liberação de endorfina no organismo e gera bem-estar. Ainda, previne doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Uma das melhores partes é poder sentir a melhora na qualidade de vida ao andar livremente de bicicleta sem estar preso ao trânsito. Diminui o stress e nos deixa mais dispostos para encarar o dia.

Garante mais economia

Só para você ter uma ideia, gastam-se, em média, 450 reais por mês com um carro. Em contrapartida, a bicicleta tem um custo médio de 100 reais de manutenção por ano. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo Cebrap, é possível gerar uma economia de 212 reais para famílias que utilizam a bicicleta.

Ter todo o mês um total de 450 reais a mais na carteira sem precisar trabalhar mais por isso é um excelente benefício.

Proporciona estar mais próximo à família

Estar conectado com pessoas queridas e com o mundo à sua volta o coloca “pra cima” e promove mais qualidade de vida em família. Então, que tal marcar um dia ou uma tarde de domingo para estar com os seus e andar de bicicleta nas ciclovias do seu bairro?

Uma dúvida recorrente para quem tem filhos é: como buscá-los na escola? Fácil, uma bicicleta, um capacete e pronto: pais e filhos podem aproveitar um momento de atividade física e, ainda, de integração em família.

Possibilita rotas alternativas para fugir do trânsito

Com o uso da bicicleta, além de melhoria no seu humor, existe a possibilidade de conhecer novos locais no seu bairro que, talvez, nunca tenha encontrado por estar preso às mesmas rotas de todo dia.

Troque todo o tempo perdido e stress recebido no trânsito por uma bicicleta. Atravessando filas de carros e chegando na frente, onde nenhum outro consegue chegar. Para uma vida mais simples assim, bom seria morar num lugar inteligente que pensa nas mudanças da sua vida.

Muitas pessoas buscam por mais praticidade e qualidade de vida na hora de se locomover pelas cidades. Trocar carro por bicicleta tem-se mostrado não só uma tendência, mas um novo estilo de vida na sociedade atual. E, dentro dessa necessidade, cada vez mais existem locais e cidades que se adaptam para melhorar o dia a dia das pessoas.

Pedalando, você se desvencilha do fator limitador dos carros no trânsito. Sem contar que é frustrante olhar para o tamanho do trânsito e enxergar a quantidade de carros vazios carregando somente uma pessoa.

Para o tráfego de rotas pequenas e curtas do dia, a bicicleta pode ser a solução e uma alternativa para explorar novos caminhos. Garantir mais saúde, autonomia na hora de se locomover, conexão com as pessoas do seu bairro e, ainda, dar um exemplo de sustentabilidade e vigor para a sua família. Isso é algo quase perfeito, só falta começar!

Compartilhe com seus amigos a ideia de que trocar carro por bicicleta pode ser uma medida transformadora nas suas vidas. Mostre para eles a oportunidade de viver um mundo melhor!

Cinq Desenvolvimento Imobiliário

Comment (1)

  1. Saiba as 5 principais vantagens de comprar imóvel e morar perto do trabalho! – Cinq Desenvolvimento Imobiliario
    23/11/2023

    […] fazer essa opção, você reduz o tempo de deslocamento e ainda escolhe como fazer o seu trajeto. Imagine poder acordar com menos de uma hora e sair de casa faltando, quem sabe, 20 minutos para […]

Leave a Comment