Loteamento de casas: entenda esta tendência e as vantagens de investir

A vontade de construir a casa própria e de investir em um terreno muitas vezes leva a pensar: e agora, onde vou conseguir um espaço para iniciar meu sonho? Uma das opções é o loteamento de casas. Já imaginou investir em um local que ofereça espaço para criar e ainda por cima localizado em um bom bairro?

Com essa alternativa, você tem nas mãos a oportunidade de garantir uma boa economia. Segundo o jornal Extra, é possível economizar até 50% do valor de uma casa ao comprar um terreno e realizar a construção posteriormente.

Para conhecer ainda mais sobre essa tendência, acompanhe o artigo a seguir e veja quais são as vantagens.

O que é loteamento de casas?

Primeiramente, você precisa saber que o lote é uma área de terra dividida dentro do meio urbano. Esse espaço pode servir de construção para casas ou um investimento futuro para a vida. De acordo com o artigo segundo da Lei nº 6.766/79 de divisão de solos, é considerado loteamento a divisão destinada a edificações com acesso às vias de trânsito.

Para que o empreendimento imobiliário exista são realizadas obras em parceria com o poder público. Ou seja, ele funciona por meio de um acordo feito com a prefeitura da sua cidade para garantir o acesso ao saneamento básico como esgoto, água e luz.

Caso opte por construir, é possível escolher uma área fechada. Porém, muitas pessoas confundem essa modalidade com o condomínio. Por se tratar da venda de um único terreno, o lote não oferece as mordomias e particularidades que um condomínio fechado pode ofertar. Mas ainda garante mais segurança aos moradores, caso esteja em uma zona privada.

Como funciona esse empreendimento?

Com o passar dos anos, vem crescendo no Brasil os chamados loteamentos fechados. Eles de nada diferem em termos jurídicos e legais de um lote comum, mas guardam algumas características únicas.

O loteamento singular geralmente está em áreas conhecidas pela especulação imobiliária e apontam um diferencial, que seria a facilidade de viver em uma área privativa. Frequentemente, os lotes residenciais se encontram em bairros com menos movimento do comércio, cercado de pequenos mercados e farmácias para a convivência, mas ainda guardam entre si um ar de calmaria.

É importante ressaltar que para adquirir um bom lote é necessário observar todo o histórico jurídico do local. Por se tratar de um espaço público, todos os registros podem ser acessados via cartório. Antes de fechar negócio é importante estar atento aos detalhes e também em contato com uma empresa de confiança.

Qual a diferença entre um loteamento de casas e um condomínio?

Assim como apontado mais acima, o loteamento de casas não disponibiliza as mesmas regalias que um condomínio pode oferecer. Mas se o terreno for vendido como uma área privada, dando a entender que se assemelha a tal propriedade, isso pode confundir o comprador.

Ter guaritas na entrada pode se assemelhar a um condomínio horizontal, mas isso nada mais é que uma medida de segurança desses empreendimentos. Outra diferença marcante é a falta de estruturas padronizadas dentro do local, como áreas para festas e de convívio social, que geralmente existem em condomínios.

Quais são os principais benefícios de se adquirir um lote?

Entre as vantagens e benefícios de investir em um lote, estão as diversas facilidades e economia que se garante para o futuro. Você tem a liberdade de construir em qualquer lugar que queira e ainda pode realizar um investimento para toda a vida. Com o acesso a uma área na cidade só para você, é possível ter o poder de escolha na hora de construir e de aprimorar o seu lar.

Uma atitude comum de muitas famílias é a de comprar um terreno e construir a casa aos poucos. Assim, existe a possibilidade de economia e também de um maior controle sobre os gastos no decorrer da obra, sendo mais fácil administrar as contas no fim do mês.

Veja, abaixo, outras três vantagens para se investir nessa tendência.

Facilidade na escolha da localização

Um dos problemas recorrentes para quem procura uma nova casa é conseguir optar pelas melhores alternativas para sua vida e seu bolso. Por exemplo, você pode encontrar a moradia dos sonhos, mas que não fica no melhor bairro. Ou ainda, estar em contato com a melhor oportunidade de condomínio, mas a residência ofertada não atende às expectativas.

Embora encontre a melhor opção de todas, ainda corre o risco de estar muito acima do seu orçamento proposto para a compra da casa. Agora, com o loteamento, é viável poder escolher as suas prioridades, por exemplo, a localização. Tendo isso como ponto de partida, você pode selecionar o melhor lugar e, a partir daí, ter total liberdade para a construção da sua casa.

Mais segurança com vigilância privada

Para aumentar a segurança nos bairros e em áreas residenciais, existem os loteamentos de casas fechados. Esses atuam com uma concessão da prefeitura, podem ter uma portaria e também vigilância noturna. Apesar de não ser uma prática definida entre os empreendimentos imobiliários, tornou-se cada vez mais comum em grandes cidades.

Atrelado à sensação da falta de segurança em bairros residenciais, muitos moradores optam por essa alternativa, para que assim se tenha o mínimo de controle e privacidade do local. Isso também pode ser organizado entre os moradores, ainda que não esteja em uma área reservada.

Melhor oportunidade de investimento

Lembrando da economia citada anteriormente no artigo, o loteamento é uma ótima oportunidade de investimento quando se leva em conta o bairro escolhido. Sendo que você ainda pode aprimorar o seu terreno e sua casa, o que facilita a valorização do domínio. No futuro, todo o dinheiro gasto na sua propriedade torna-se o seu investimento de vida.

Ainda que não tenha a vontade de comprar um terreno para construção, a simples aquisição do mesmo pode render bons resultados financeiros. Afinal, a procura por áreas de habitação sempre existirá e dependendo da região, a tendência é valorizar, o que faz com que a demanda por lotes para construção aumente.

Gostou de saber um pouco mais sobre loteamento de casas? Então siga a CINQ Desenvolvimento Imobiliário no Facebook para ter acesso a mais artigos como este.

Camila

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *