Blog


Conheça 5 maneiras de como economizar na construção

10 de setembro de 2018

Projetar e erguer a própria casa ou empreendimento é o sonho de muita gente. Mas concretizá-lo não é algo tão fácil ou barato, certo? Por isso, saber como economizar na construção de um imóvel é um dos requisitos principais para que tudo ocorra dentro do planejado.

Cortar despesas desnecessárias ao longo do processo — que envolve desde o primeiro passo até o último acabamento — é apenas uma das medidas possíveis nesse sentido. Há ainda outras atitudes capazes de enxugar o orçamento de um projeto.

Então, pensando em ajudar você nisso, elaboramos o post de hoje. Veremos como economizar desde o estudo da viabilidade da obra, passando pelos orçamentos e terminando na escolha dos profissionais que tocarão a construção. Interessado? Então continue lendo e confira!

1. Estudar a viabilidade com um planejamento minucioso

A primeira etapa a ser vencida em uma construção é o seu planejamento. Então, para economizar, você deve estudar a viabilidade do projeto de forma minuciosa, colocando na balança todos os detalhes capazes de influenciar o andamento da obra.

Os custos de uma construção civil, no geral, estão diretamente ligados ao tamanho dela — em outras palavras, quanto mais espaço (ou mais metros quadrados), maior é o investimento.

Justamente por isso, antes de dar o pontapé inicial é preciso ter consciência do próprio limite financeiro e avaliar a opção mais rentável dentro dele. De nada adianta sonhar em erguer uma super casa quando, na realidade, você só tem capital suficiente para uma residência térrea simples, certo?

O segredo está na busca incessante pelo melhor custo-benefício desde o princípio. Nesse sentido, inclusive, uma boa dica é ter a ajuda de profissionais capacitados, que façam um bom trabalho e, ao mesmo tempo planejem a obra dentro do seu teto financeiro.

2. Fazer vários orçamentos e negociar

Partindo da ideia de que você já tem em mente quanto pretende investir no seu projeto de obra, é hora de encontrar os melhores orçamentos. Nessa hora, vasculhar o mercado pode parecer uma tarefa relativamente simples — mas, na verdade, exige muito conhecimento e capacidade de negociação.

Inúmeras vezes, por exemplo, a rotina apertada impede uma boa procura. Para evitar isso, tente selecionar um dia específico — seja durante a semana, seja em um sábado — para se inteirar a respeito dos preços e tipos de pagamento que as marcas e profissionais do ramo estão oferecendo.

Caso determinada loja disponibilize pisos por um valor X, por exemplo, saliente no próximo contato qual é o valor cobrado pelo concorrente. Negocie também parcelamentos, possíveis juros e condições de entrega. Assim você aumenta as chances de barganha — afinal, nenhuma companhia quer perder clientes, certo?

3. Dar a devida atenção aos acabamentos

Há um famoso provérbio alemão que afirma: “o diabo mora nos detalhes”. Pois bem: se você quer saber como economizar na construção, precisa levar em consideração essa frase.

Antes de mais nada, ressaltamos que nem sempre o material mais caro é o melhor, assim como o mais barato não, necessariamente, é ruim. Ou seja: mais uma vez, é preciso realizar uma procura detalhada pelo custo-benefício mais adequado ao seu caso.

Continuando nesse sentido, vale lembrar que a soma de produtos de valores menores pode, muito bem, resultar em um orçamento apertado lá na frente. Azulejos, luminárias, pisos, maçanetas e outros diversos itens semelhantes estão disponíveis em vários preços e qualidades pelo mercado. Não se esqueça disso!

Leve para casa somente o que for necessário, o que mostre eficácia e se adéque aos padrões financeiros delimitados no começo do seu planejamento da construção. Dessa maneira, o caminho para economizar fica bem mais tranquilizado.

4. Contratar profissionais qualificados

Isso pode soar óbvio, mas precisamos enfatizar: a obra só sai do papel com a mesma qualidade do projeto caso os profissionais envolvidos sejam capacitados para isso. Nesse caso, sabemos que os melhores serviços são, geralmente, mais caros — ainda assim, uma pechinchada sempre cai bem, não é verdade?

Se vasculhar o mercado é um hábito importante para a compra de materiais, isso vale também para os profissionais contratados. Arquitetos, engenheiros, pintores, pedreiros, eletricistas, entre outros trabalhadores, costumam ser abertos a negociações e podem se sentir atraídos por boas propostas e condições de emprego.

Com isso em mente, procure referências de cada colaborador na sua pesquisa. O famoso “boca a boca” é uma excelente alternativa aqui: puxe na memória amigos ou familiares que realizaram obras recentemente e peça-lhes informações a respeito de um número X de profissionais.

Depois, selecione alguns deles e promova entrevistas individuais, para coletar dados mais concretos. Experiência em construções parecidas com a sua, prazos e nível de responsabilidade podem ser fatores tirados a limpo nesse bate-papo.

Lembre-se, contudo, que você ainda precisa ficar de olho nesses profissionais depois de definida equipe, conferindo o seu desempenho.

5. Apostar em uma construtora com opções econômicas e sustentáveis

Seu caso pode ser o de puro desconhecimento e inexperiência com construções, ou simplesmente de falta de tempo para liderar todo o processo da obra. Nessas situações, contar com uma construtora capacitada é a solução ideal para atender suas exigências pessoais e as de sua família.

Economia e sustentabilidade, por exemplo, são uma combinação difícil de se alcançar em uma obra. Além disso, o cumprimento de prazos, a execução das tarefas com qualidade e detalhamento e a preocupação com as necessidades da casa e do meio ambiente são outros fatores que não podem ser deixados de lado em um processo de obra residencial ou corporativa.

Ao investir em uma construtora que assegure um serviço com responsabilidade, no entanto, isso é plenamente possível. Em outras palavras, podemos resumir que o acompanhamento de profissionais sempre figura como um meio seguro de economizar e garantir qualidade, sem riscos presentes ou problemas futuros.

Enfim, agora você está por dentro das principais dicas sobre como economizar na construção. Então, basta colocá-las em prática! Avalie as suas necessidades e o seu orçamento, planeje minuciosamente a obra e dê sequência aos trâmites do modo mais adequado e econômico possível.

Gostou das informações de hoje? Que tal, então, compartilhar este post nas redes sociais para ajudar também os seus amigos a economizar na construção?

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião